Aulas de Hatha Yoga para principiantes
O que é Yoga?
O Yoga teve origem há 5 mil anos atrás na Índia, como uma disciplina espiritual e define-se como toda a prática que tenha como objetivo a evolução do Homem em todos os aspetos da sua existência.
É uma prática que envolve o bem-estar a todos os níveis: mental, físico, emocional e espiritual. Esta prática consiste na união do corpo e da mente ao que está à nossa volta.
O criador do Yoga, Shiva, o Deus da criação e da consciência, gerou de forma instintiva movimentos complexos, mas de intensa beleza. Surgiu assim esta filosofia/estilo de vida que é o yoga.
As 8 filosofias do Yoga - Ashtanga Yoga
As 8 filosofias do yoga ajudam o indivíduo a passar do estado de “confusão” ao de clareza, e com relação direta com o ganho de consciência, controlo e entrega. Estas filosofias permitem-nos questionar a nossa relação com o ambiente e connosco próprios, através de uma progressão gradual. Começa por analisar os fatores externos e, passo a passo, leva-nos até ao nosso interior.
- Yama: valores (morais e éticos) e práticas sociais | auto-controlo;
- Niyama: valores (morais e éticos) e práticas pessoais | auto- regulação;
- Asana: sentado | prática física;
- Pranayama: controlo de respiração;
- Pratyahara: absorção dos sentidos | abstração dos fatores externos;
- Dharana: concentração;
- Dhyana: meditação;
- Samadhi: auto-realização, estado elevado de consciência.
O criador do Yoga, Shiva, o Deus da criação e da consciência, gerou de forma instintiva movimentos complexos, mas de intensa beleza. Surgiu assim esta filosofia/estilo de vida que é o yoga.
Principais benefícios
Alguns dos principais benefícios que o Yoga pode trazer para a saúde, são:
1. Diminuir o estresse e ansiedade
A meditação praticada no Yoga faz com que a pessoa se concentre no presente, desocupando a mente de problemas do passado ou futuro, o que proporciona equilíbrio emocional, sensação de paz interior, bem estar e equilíbrio da mente para as situações do dia-a-dia.
Além disso, o fato do controle da respiração ser trabalhado em todas as práticas do Yoga promove uma maior sensação de relaxamento, que pode vir acompanhada por aumento da auto-confiança, otimismo, concentração, diminuição da irritabilidade e melhora das relações interpessoais.
2. Promover condicionamento físico
Os exercícios, técnicas e posturas desta atividade podem melhorar a resistência e fortalecimento dos músculos, de forma mais ou menos intensa, a depender do estilo e modalidade do Yoga praticado.
Isto ajuda a melhorar o desempenho do corpo para atividades físicas e tarefas diárias, aumenta a massa magra e deixa o corpo em forma, com maior definição e músculos tonificados.
3. Aliviar dores corporais
Com o Yoga, a pessoa passa a ter maior consciência corporal, o que significa que ela terá maior percepção da postura, da forma como anda, como senta e sinais de tensão muscular. Desta forma, é possível corrigir alterações, como contraturas, para que qualquer alteração seja resolvida e a estrutura muscular fique relaxada, sem causar danos à coluna e articulações do corpo.
Os exercícios de postura e alongamento também ajudam a liberar a tensão e dar flexibilidade aos músculos, aliviando dores causadas por escoliose, hérnia de disco, fibromialgia e contraturas musculares, por exemplo.
4. Controlar a pressão e os batimentos cardíacos
O Yoga proporciona melhora do funcionamento do coração e pulmões, pois regula o sistema nervoso e melhora a circulação sanguínea, batimentos do coração, pressão arterial, além de equilibrar o sistema endócrino, controlando os níveis de hormônios do estresse, como cortisol e adrenalina.
A capacidade respiratória também melhora, devido aos exercícios de expansão dos pulmões e controle da respiração. Desta forma, o Yoga melhora o condicionamento físico, mas de forma diferente das exercícios físicos convencionais, como musculação ou esportes.
5. Melhorar o sono
Além de causar relaxamento e tranquilidade, facilitando uma boa noite de sono, o Yoga aumenta a produção de melatonina, hormônio que regula o ciclo do sono, deixando-o com mais qualidade e profundidade.
Ter o corpo mais relaxado também faz com que o descanso seja melhor à noite, proporcionando mais energia e disposição no dia seguinte.
6. Melhorar o prazer no contato íntimo
O desempenho sexual também pode melhorar com o Yoga, pois o casal passa a ter maior sensibilidade durante o contato íntimo, devido a maior capacidade de relaxar e ter melhor receptividade ao parceiro.
Além disto, com o controle da concentração e alívio da ansiedade, problemas como dificuldade para atingir o orgasmo, disfunção erétil, ejaculação precoce podem ser controlados.
7. Facilitar o emagrecimento
A perda de peso pode ser considerada uma consequência de todos os outros benefícios do Yoga, isso porque ao haver o maior controle da ansiedade e estresse, por exemplo, é possível haver também uma menor vontade de consumir alimentos ricos em açúcar, por exemplo.
Além disso, uma vez que também promove a tonificação muscular, há ganho de massa magra, o que por sua vez, favorece o processo de queima de gordura. No entanto, esse efeito pode variar de acordo com o tipo de Yoga praticado.
Benefícios para os idosos
Pessoas da terceira idade podem se beneficiar muito com a prática desta atividade, pois fortalece os músculos, alivia de dores pelo corpo, melhora o equilíbrio, flexibilidade e atenção. O controle da pressão, dos batimentos cardíacos e da respiração também são efeitos do Yoga que podem trazer melhor qualidade de vida e bem estar aos idosos, além de ajudar a controlar doenças como pressão alta, diabetes e colesterol alto.
É importante lembrar que os exercícios praticados nesta atividade devem ser adaptados às condições e necessidades de cada pessoa, para que sejam feitos de forma natural e de acordo com os benefícios que a pessoa procura, evitando, assim, lesões, torções ou sensação de desestímulo.
Benefícios para as gestantes
Além de ser benéfico para qualquer mulher, o Yoga também pode trazer grandes benefícios durante a gravidez, pois melhora a flexibilidade e facilita a adaptação às mudanças do corpo neste período, tonificando os músculos, alongando articulações, e tornando a gestação menos dolorosa e tensa. Além disto, os movimentos respiratórios também ficam mais sincronizados, diminuindo a sensação de falta de ar que acontece nos períodos finais da gestação.
Já o relaxamento proporcionado por estar atividade também pode diminuir a ansiedade e a preocupação, muito comuns em gestantes, fazendo com que a mulher esteja mais tranquila, e facilitando o desenvolvimento do bebê de forma saudável. Neste período, a prática de exercícios físicos deve ser orientada por um profissional de saúde e liberada pelo obstetra, devendo ser, de preferência, de forma leve e relaxante.